top of page

Innova obtém a certificação da ISO 41001

Todo negócio precisa de uma área de facilities que inclui instalações, equipamentos e processos seguros.


Há muitos motivos para se buscar a implantação da ISO 41001. Dados comprovam sua eficácia: a melhoria de performances é de 75% para empresas do setor operacional, 71% da área de marketing e vendas e 77% no setor de serviços, em termos de melhoria do serviço e lealdade da marca.

A norma ISO 41001 é focada nos usuários, permitindo que as atividades do "core business" da empresa sejam realizadas mais facilmente. Boa gestão de facilities cria ambientes de trabalho saudáveis e estimulantes, e isso, claro, retém talentos.

Por ser focada também na parte financeira, une boa qualidade de serviços com custo razoável. O melhor dos dois mundos. Além disso, a norma é de 2018, ou seja, é muito nova. Só existem cinco organizações certificadas nas Américas e menos de vinte no mundo inteiro. Então, há um pioneirismo envolvido na questão e por isso, a INNOVA está tão orgulhosa por alcançar esse resultado.

Entenda sobre a Certificação da ISO 41001

A sigla ISO significa “International Organization for Standardization” ou Organização Internacional de Normalização.

A ISO 41001 é direcionada para a área de gestão de facilities - esta se entende pela administração e gerenciamento de serviços e atividades de infraestrutura, que tem como função organizacional integrar pessoas, lugares e processos com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das empresas.

Essa norma abrange os processos de suporte e instalações para que o cliente e o usuário final fiquem satisfeitos. E o processo de padronização é centrado em dois pontos: melhoria na qualidade de vida do usuário e rentabilidade da empresa.

E não importa se estamos falando de uma grande petroleira, um shopping center ou mesmo uma pequena empresa.

Trata-se de uma norma muito voltada ao custo-benefício. Toda ação deve ser cautelosamente analisada e prevista, de modo a reduzir o custo, no conceito de “melhor valor”. Ou seja, é preciso entregar o melhor serviço com o valor mais competitivo.

A certificação da ISO 41001 indica uma procura pela excelência, com boas práticas de mercado. Altera o padrão de trabalho. O processo torna-se parte da empresa e não depende mais de funcionários e prestadores de serviço.

Além disso, pode se tornar uma exigência no futuro, e certamente será sempre um diferencial muito importante. Por fim, representa uma redução dos riscos, já que o foco das normas é no controle desses riscos. Tudo deve ser planejado e previsto.

Uma das normas mais conhecidas é a ISO 9001, que estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral e é focada em processos principais.

O trabalho da INNOVA

A atuação da INNOVA na gestão de ativos imobiliários segue diretrizes importantes. Focada no resultado, a empresa não abre mão do respeito às pessoas e ao meio ambiente, e seu compromisso com a verdade.

Além disso, o cumprimento das leis vigentes nos territórios em que atua, a proteção dos ativos e da confidencialidade das informações da empresa e dos clientes e a gestão de riscos e mitigação de resultados adversos são também valores indispensáveis à empresa.

Não por acaso, ressaltamos que cada um de nossos colaboradores atua com sentimento de dono, dedicado para garantir que cada detalhe está funcionando da melhor maneira possível.

E não é apenas isso. Buscamos sempre a inovação, a melhoria contínua e procuramos nos adequar às expectativas e necessidades dos clientes, proporcionando a melhor experiência possível a todos os usuários.

Justamente por essa preocupação sempre demonstrada na gestão de ativos, a Innova identificou uma oportunidade ao buscar a certificação da ISO 41001.

Orgulhosos por essa conquista

A certificação da INNOVA aconteceu a partir de várias etapas. Primeiro, uma consultoria foi contratada para auxiliar ao longo de todo o processo. Todas as políticas, processos, procedimentos e controles existentes foram analisados em detalhes.

Foram feitos desenhos e redesenhos de todos esses procedimentos. Auditores líderes e todos os colaboradores da INNOVA passaram por um treinamento. Posteriormente, uma auditoria interna também foi realizada.

Ajustes foram feitos a partir da identificação de melhorias. Finalmente, uma empresa certificadora foi contratada e a INNOVA participou de uma auditoria externa, exigida para a certificação.

Para a empresa, ter seus processos reconhecidos por uma das mais importantes certificações do mundo é motivo de enorme orgulho.

“Além de todo o trabalho em obter a certificação, é uma forma de mostrar ao mercado nosso comprometimento com a área de facilities e, também, com essa busca constante por melhorias, pela obtenção do melhor custo-benefício para nossos clientes, sempre com toda a transparência e respeito aos ativos que administramos”, disse a empresa em nota.

A INNOVA faz questão de recomendar fortemente que outras empresas também busquem a certificação ISO 41001. “É preciso dar muito valor a essa atividade essencial que é a gestão de facilities”, finalizam.



bottom of page