"Desenvolver gestão é corriqueiro, já desenvolver liderança não é tão trivial", afirma Jessica Chagas, Gerente de Processos da INNOVA. Você sabe identificar as diferenças entre os dois processos? "O primeiro requer aplicação de metodologias e abordagens. Já no segundo se faz necessário um ambiente de confiança e autonomia, exatamente nessa ordem", explica ela. Ao trabalhar no setor de serviços, fica clara a necessidade de desenvolver habilidades de liderança para o relacionamento com os clientes e a garantia de que a qualidade do trabalho prestado será sempre elevada e de acordo com as expectativas. Então, como desenvolver essas habilidades?
O primeiro passo é estabelecer metas quantitativas e qualitativas claras e alinhadas com a estratégia da empresa, fazendo com que todos saibam exatamente qual é o objetivo que deve ser atingido.
Quando o colaborador sente que seu trabalho é valorizado e as tarefas são delegadas com confiança de que serão bem executadas, ele responde dando sempre o melhor de si.
É importante também estabelecer uma rotina de feedback entre a equipe. Essa estratégia também ajuda a fazer da liderança uma cultura em diferentes níveis, setores e localidades da organização. E, por fim, treinamentos constantes são primordiais para fomentar novos pensamentos, ideias e atitudes.